Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Biografia

   

Nome: DILAN DEIBAL D'ORNELLAS CAMARGO

Nome literário: DILAN CAMARGO

 

"Nasci em Itaqui e passei minha infância e juventude em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Nessa convivência, aprendi a falar o portunhol. Fui sempre um assíduo freqüentador da biblioteca do Colégio Sant’Anna, onde cursei o antigo ginásio, e da Biblioteca Pública.  

Dos 14 aos 18 anos, junto com colegas e amigos, fundamos o Grupo Gente Nova. Criamos e apresentamos um programa de músicas e comentários na Rádio São Miguel e editamos um jornal impresso, dirigidos ao público jovem, com artigos e notícias. Esta foi uma fase importante na minha formação e que influenciaria a minha futura decisão de me tornar um escritor. Sempre gostei de ler e isso foi um passo para depois me dedicar também a escrever, o que faço, ainda hoje, como um dos maiores prazeres do meu dia a dia. Aprendi, desde cedo, com o meu professor de português e literatura, Irmão Gabriel, o clássico ditado latino: “Nenhum dia sem ler, nenhum dia sem escrever”.

Cursei a universidade em Santa Maria. Nesse período, também me reuni com um grupo de colegas e publicamos vários jornaizinhos alternativos, alguns mimeografados, outros artesanais, de um único exemplar. ( Se naquela época já tivéssemos o computador, o que não faríamos! ) Desses “devezenquandários”, o que teve vida mais longa foi O Piripiri. Freqüentei quase diariamente a Biblioteca Pública e lia, principalmente poesia, “por metro” de estante. Foi quando descobri a poesia de Cecília Meireles e o seu “Mar Absoluto”. Foi um acontecimento que transformou a minha vida. 

Fui ator de teatro universitário e participei de festivais de música como letrista, o que faço até hoje, tendo dezenas de músicas gravadas por vários intérpretes. Integrei Grupos de Jovens da Diocese de Santa Maria e militei no Movimento Estudantil. Conclui o curso de Direito na UFSM e o Mestrado em Ciência Política na UFRGS.

Atualmente, vivo entre Igrejinha e Porto Alegre, tendo ao meu lado a minha inseparável Magda. Tenho três filhas e um enteado: Graziela, Letícia, Tamara e Eduardo. Tenho também uma neta, a Anabel.

Ler e escrever, para mim, é como uma segunda natureza, aquela que me revigora, me conforta e me dignifica." 

 Atividades Profissionais

Magistério:

Ensino Universitário: UNISINOS, São Leopoldo. Professor de Direito Constitucional, Graduação e Pós-Graduação, de 1987 a 1992. Na graduação lecionou as disciplinas de Direito Constitucional I, II e III. Na pós-graduação, no curso de Direito Político, lecionou a disciplina de Análise Política das Constituições Brasileiras no período de 1987/1991. Nesse período, participou da fundação da Associação de Docentes da Unisinos e militou na reconstrução do Sindicato de Professores do Rio Grande do Sul.

Ensino Médio: lecionou no Colégio Santa Maria, em Santa Maria e no Colégio Anchieta em Porto Alegre.

Serviço Público:

Trabalhou na Assembléia Legislativa do Estado-RS como Assessor Superior de 1974/2002, desenvolvendo atividades de assessoramento técnico-jurídico e na área de ciência política, tendo sido chefe do Gabinete de Assessoramento Superior.

Foi Sub- Secretário da Cultura do Estado – RS, de 2002-2003.

Funcionário Público aposentado em 2010.

Atividades culturais:

Fundador, primeiro presidente, ex-secretário-geral e sócio da Associação Gaúcha de Escritores. Representou a entidade em Congressos de Escritores no Brasil e Exterior.

Membro do Conselho Estadual de Cultura, eleito pela comunidade cultural em dois mandatos, tendo sido presidente, vice-presidente e secretário-geral do mesmo.

Membro da Associação Nacional de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil.

Confrade da Confraria Reinações.

Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil 2013 e 2014.

Recebeu o Troféu PALAVRA VIVA/ 2012.

Criou e Coordenou a Oficina de Poesia do Instituto Fernando Pessoa, desenvolvendo atividades de orientação na leitura, interpretação e criação de textos de poesias.

Jurado, por duas edições, do Prêmio RGE/Governo do Estado de Cinema Gaúcho. Jurado do Prêmio Nacional de Contos Josué Guimarães/ 2005 da Jornada Literária de Passo Fundo e do Instituto Estadual do Livro. Jurado em vários concursos literários.

Jurado em vários Festivais de Música no Rio Grande do Sul.

Patrono de várias Feiras do Livro em escolas públicas e privadas. Patrono das feiras do livro das cidades de Alegrete, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Vila Nova do Sul ,Presidente Lucena, Alvorada, Arroio do Sal, Triunfo. Indicado a patronável da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

O patrono da 61º Feira do Livro de Porto Alegre.

Autor convidado para participar da  "FLIPinha" como representante da literatura infantil em 2015.

Tem participado intensamente em várias feiras do livro em escolas e cidades do RS, proferindo palestras e interagindo com o público leitor.

Apresenta o programa Autores e Livros pela TV Assembléia Legislativa, canal 16 NET.

Publica regularmente artigos em jornais de Porto Alegre e do interior do Estado.

Livros publicados:

 

Poesia

Em mãos- antologia de poesia- Ed.Lume.PoA/RS-1976

 Na mesma Voz- Editora Palmares. Santa Maria/RS-1981

Sopro nos Poros – Editora Tchê. PoA/RS- 1985

 Rebanho de Pedras - Pref. Municipal PoA/RS-1990 – Coleção Petit Poa

 Eu pessoa, pessoa eu- Antologia I e II.Organizador. Edição do Instituto Fernando Pessoa. PoA/RS-1996/1997

 Poesia e Cidade- Antologia.Organizador.Edição da Associação Gaúcha de Escritores & Pref.Municipal de PoA/RS-1997

O tempo começa no coração- Antologia. Organizador. Editora Uniprom & InstitutoFernando Pessoa. PoA/RS-1999

A fala de Adão- Editora Mercado Aberto.PoA,/RS-2000

Antologia do Sul - Poetas Contemporâneos do RS - Organizador- Edição Assembléia Legislativa do Estado. PoA/RS - 2001. A mais recente e completa antologia publicada no RGS, com 91 poetas. 2ª edição.

Paz – um vôo possível – Antologia. Editora AGE e Instituto Fernando Pessoa. 2004. Organizador, junto com Izabel Bellini Zielinsky, Armindo Trevisan e Jaime Vaz Brasil.

Coletânea da Poesia Gaúcha do RS – Edição Assembléia Legislativa - PoA/2005. Reúne 88 poetas da poesia crioula e gauchesca do Rio Grande do Sul.

Bem- vindos ao inferno - histórias de amor pelo Internacional - contos - Santa Maria/2012

Em mãos III - antologia de poesia - PoA/ 2012

Coletânea de Poetas Gaúchos Contemporâneos - Edição Assembleia Legislativa - PoA/2013

A fala de Adão - Reeditado pela Editora Vidraguas - PoA/ 2015 

 

Infantil - Juvenil

O Embrulho do Getúlio. Editora Mercado Aberto.POA/RS-1989.

O Vampiro Argemiro.Editora Projeto.POA/RS-1993 - Prêmio Henrique Bertaso da Câmara Rio-grandense do Livro.

 Poesia Fora da Estante. Antologia de poesia infantil. Organizadoras: Cissa Jacoby, Simone Assunção, Vera Aguiar.Editora Projeto.POA/RS-1995. Prêmio APCA.

 Bamboletras. Editora Projeto.POA/RS-1998.

A Galera Tagarela. Editora da UFPF/RS-2003 – esgotado.

 O Embrulho do Getúlio. Reeditado pela Editora.Scipione - 2004 (selo altamente recomendável)

BrincRIar – Editora Projeto. 2008 – Prêmio Açorianos de Melhor Livro de Literatura Infantil. 2009. Selecionado para o PNBE/ 2010.

POEPLANO - poesias para o público juvenil. Editora Projeto -  PoA/ 2010.

Diário sem data de uma Gata – Editora Cassol - PoA/ 2010.

O man e o brother - contos para o público juvenil - Editora 8INVERSO - PoA/ 2012  - Prêmio Livro do Ano 2013 pela AGEs, na categoria narrativa curta.Selecionado para o PNBE /2014.

Álbum da Fe- Li - Cidade - poesia infantil - Editora Cassol - PoA/ 2012

É Verdade! É mentira! - poesia infantil - Editora 8INVERSO - PoA/2012

Com afeto e alfabeto - poesia infantil -  Edelbra Editora - PoA/2012 - Prêmio Livro do Ano 2013 pela AGEs, na categoria literatura infantil. Selecionado para o catálogo de Bolonha. Indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria infantil/ 2013

Um caramelo amarelo camarada - poesia infantil - Edelbra Editora - PoA/2013 - Indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria infantil/ 2014

Álbum da Fe- Li- Cidade II - poesia infantil - Editora Cassol/2014

Rimas pra Cima - poesia infantil - Editora Artes&Oficio/ 2014

A família livro - poesia infantil - Editora Cassol/2015

 

Teatro

 A Casa da Suplicação - Encenada em Porto Alegre com Direção de Carlos Carvalho.

 A Oitava Praga - Premiada no Concurso de Dramaturgia da Prefeitura de São José dos Campos - SP

Letras de músicas

Como letrista, tem participado intensamente dos festivais de música nativista e popular no Estado e no país tendo mais de 80 músicas gravadas.

Junto com diversos parceiros, venceu os principais festivais do Rio Grande do Sul, tendo também recebido vários prêmios de "Melhor Letra". Entre esses festivais estão o Musicanto Sul-Americano de Nativismo de Santa Rosa; Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana; Coxilha Nativista de Cruz Alta; Seara da Canção, de Carazinho; Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul; Vindima, de Flores da Cunha; Escaramuça da Canção, de Triunfo; Feitoria, de São Leopoldo; Moenda da Canção, de Santo Antonio da Patrulha, Sapecada da Canção, de Lages, Santa Catarina.

É autor das músicas, entre outras, “Pra Onde Ir?” e “Abrindo Caminhos” em parceria com Celso Bastos; “Pampa Pietá” e “Rio das Lágrimas”, com Newton Bastos; “Milonga da Coragem”, com Lenin Nuñes; “Despedida”, com dado Jaeger; “Fronteiras”, com Alejandro Massiotti, “Somos nós”, com Vinícius Brum; “Milonga das Quatro Luas”, com Elton Saldanha; “Cancha Livre”, com Pedro Guerra; “Boi Morto” e “Terra sem Males” com o Grupo Status, “Frágil”, com Plínio Salles.

É o autor da letra da música "Diário", composta por Paulo Nascimento e gravada por Ney Matogrosso, tema do filme "Diário do Novo Mundo", com Daniela Escobar e Edson Celulari. Trechos de seu poema “Paisagem” são recitados por Ney Matogrosso no mesmo filme.

visite o site:

www.dilancamargo.com



 

Todos os direitos reservados a Dilan Camargo

Livros

Trabalhos

Mais uma vez o BrincRIar
foi selecionado para o PNBE!



mais livros