Site da rede
Artistasgauchos.com.br
artistasgauchos.com.br

Livros

   Entretenimento

Bem-vindos ao inferno

   Esse livro de crônicas – cujo título homenageia a Galera no Beira-Rio , “Bem-vindos ao inferno” – tem o intuito de transformar nossa paixão pelo Internacional em uma leitura prazerosa. Os deuses fazem literatura. Essa é a premissa. Os deuses... e os diabos. O céu e o inferno. Nesse “Bem-vindos ao inferno”, não desejamos o fogo ou as trevas para os leitores, apenas externamos nossa exacerbada paixão pelo clube do povo do sul do Brasil. Sejam “Bem-vindos ao inferno!”.

 

 

        Juvenil

              *O man e o brother

          http://www.8inverso.com.br

Os contos de O man e o brother trazem personagens que circulam num espaço de vulnerabilidade e de pouca perspectiva. São jovens que precisam lutar para manter alguma dignidade, e que anseiam por um desfecho diferente daquele que espreita logo adiante, pronto a roubar-lhes as esperanças e os sonhos.

O garoto que não quer ser brother, quer ser man ; o outro, cuja mãe, com limite e com amor, impede que se perca; a Cinderela, que sonha com o sapato que a tornará princesa por uma noite, são personagens que encontramos todos os dias num passeio pela cidade – pelas cidades.

Obra destinada ao público jovem. Editora 8INVERSO.PoA/ 2012

Vencedor do Prêmio AGES-livro do ano 2013, na categoria Narrativa Curta

Selecionado PNBE 2014

 

 

           * Poeplano, Ed.Projeto PoA/RS - 2010

                  www.editoraprojeto.com.br

40 poemas que falam de tudo aquilo que os garotos e garotas de hoje planejam, sentem, fazem e vivem: internet, romance, música, cidadania, política, escolhas. Temas que podem render boas conversas, colocando os jovens leitores para pensar.

 

"Poemas sobre a vida. Falando de sentimentos, ou apenas de fatos que ocorrem no cotidiano de qualquer pessoa. Reflexões inteligentes, que nos fazem pensar como nunca pensamos. Uma boa dose de autocrítica, uma pitada de sarcasmo. Leia esta coletânea de poemas e desperte todas essas sensações."

Vavo (guitarrista da FRESNO)

 

 

Infantil

Um Caramelo Amarelo Camarada

Edelbra Editora - PoA/RS - 2013

Caramelo é uma palavra doce que a gente até se lambuza quando fala. Assim também são as poesias deste livro. Adoçam a nossa imaginação e nos deixam com a alma caramelada...

Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil / 2014

RIMAS PRA CIMA

Editora Artes E Ofícios - PoA/RS - 2014

“Eu faço rimas pra cima
Pra baixo ninguém me empurra.
Eu só leio obra-prima
Não leio obra que emburra.

Eu rimo olhando pra cima
Eu rimo e acho bonito
Elevo minha autoestima
Às alturas do infinito.

É verdade! É mentira!

    http://www.8inverso.com.br 
 

Jogos com palavras, reinvenção de significados e imagens repletas de lirismo e comuns às crianças. Estes são alguns dos recursos literários que o escritor utiliza em sua obra infantil, É verdade! É mentira!, para dialogar com os pequenos leitores.  Os 21 poemas, todos ilustrados pela porto-alegrense Laura Castilhos, tratam de temas universais a partir do olhar da criança e revelam um autor que domina a linguagem da poesia com todo o ritmo, a musicalidade e a linguagem simbólica que ela deve ter.

 As aquarelas de Laura Castilhos reinterpretam as intenções dos versos de Dilan, como ela mesma diz: “Foi muito divertido e engraçado ilustrar os poemas de Dilan Camargo. Eu me senti livre para brincar com os elementos e situações presentes na sua poesia, e alguns poemas foram desafiadores”. A mentira cabeluda, um gato psicólogo, um bode que dança forró: imagens representadas de forma singela em texto e traço que convidam crianças, pais e professores ao envolvimento com o texto e com a imaginação. 

Obra destinada ao público infantil - Editora 8Inverso - PoA/RS. 2012
 

Álbum da Fe - Li - Cidade 

Ed. Cassol - PoA/RS. 2012

 

www.editoracassol.com.br

 

Álbum da Fe - Li - Cidade II

Ed. Cassol - PoA/RS. 2014

Com Afeto e Alfabeto
Edelbra Editora - PoA/RS. 2012

A literatura uniu dois criadores que sequer se conhecem pessoalmente: o escritor DILAN CAMARGO e o ilustrador galego JACOBO MUÑIZ se encontraram no livro de poemas infantis Com Afeto e Alfabeto, da Edelbra Editora .Muñiz, que se encantou pela poesia do gaúcho, também foi apresentado a outro célebre autor daqui: Mario Quintana – que acabou sendo duplamente homenageado na obra. Dilan dedicou ao poeta o texto Quintanares, enquanto o artista espanhol se inspirou em Quintana para criar a ilustração . 

 Selecionado para o Catálogo de Bolonha 2013.

Vencedor do Prêmio AGES-livro do ano 2013, na categoria Infantil 

Finalista ao Prêmio Jabuti de Literatura Infantil / 2013

 * DIÁRIO SEM DATA DE UMA GATA , Editora Cassol PoA/RS - 2010

                              www.editoracassol.com.br

Neste gracioso e divertido “Diário” você poderá conhecer, bem de pertinho, as histórias e peripécias da charmosa e elegante gatinha siamêsa Lili. Ela nos conta o seu dia a dia com a sua “mãe-dona”, a sua família e o seu amigo, um tigrinho uruguaio. Quase quase nos revela alguns segredos milenares da gataria.Não deixe de ler este divertido e inteligente diário. 

Aprecie também, as bonitas ilustrações de Carla Pilla, que além de ser uma excelente artista, adora gatos. Uma leitura para quem gosta de bichinhos-carícia. 

 

         * BrincRIar, Ed.Projeto .PoA/RS- 2007 

               www.editoraprojeto.com.br 

 

VENCEDOR DO PRÊMIO AÇORIANOS DE LITERATURA INFANTIL 2008

SELECIONADO PNBE

DICAS PARA ATIVIDADE

Para Pensar
-misturando as letras B-R-I-N-C-R-I-A-R, que palavras podemos formar?
-de que gostam mais: de brincar de algo que já existe ou de inventar uma brincadeira nova? por quê?

Para Fazer
-trazer material para aula para fazer cinco-marias;
-listar as brincadeiras que aparecem nos poemas, verificar se todos sabem as regras delas (retomar se for o caso): roda-cutia, cinco-marias, sapata, ovo choco, esconde-esconde, telefone sem fio, cabra-cega. Combinar de organizar as brincadeiras no recreio: cada dupla ou trio coordena uma brincadeira e convida colegas de outras turmas para participar;
-listar as brincadeiras de roda que conhecem: cada aluno se encarrega de passar a limpo (manuscrito ou computador) uma brincadeira. Essa será a primeira parte do livro da turma. De tarefa para casa, cada um terá que trazer uma brincadeira de roda diferente das que já conheciam (pesquisar de preferência com a família). Poderá haver coincidência das brincadeiras novas que trarão de casa, mas deverão contrapor as versões para observar as possíveis variações. Essa será a segunda parte do livro da turma. Ilustrar o livro e promover algumas sessões especiais durante o recreio com outras turmas para ensinar as novas brincadeiras. (Variação: brincadeiras com bola)
-recriar versos inspirados no poema Ado, ado, ado.

Para Descobrir
-como as brincadeiras infantis foram “inventadas”?
-quais os primeiros brinquedos para crianças inventados?
-existe um Museu do Brinquedo?
-como era a infância dos pais e avós, de que brincavam?

       * O Embrulho do Getúlio (Reeditado pela editora Scipione)

FNLIJ Altamente Recomendável
FNLIJ – Catálogo da Feira de Bolonha 2005
Aprovado no Programa Lendo e Aprendendo – São Paulo 2006

 

 video/leitura do livro feita pelo  leitor Kevin
(clique aqui)

RESENHA

Getúlio só acha bagulho no seu embrulho. Da cartola, o mágico tira uma bola, e da casaca sai uma vaca. O papagaio, além de gago, tem voz fininha como a da galinha. Nas poesias de Dilan, o lírico e o inusitado fundem-se para provocar deliciosas surpresas no jovem leitor.

 (comentário):  Jornal Extra Classe SINPRO-RS

"Neste relançamento pela editora Scipione de O embrulho do Getúlio (31 páginas) o poeta gaúcho Dilan Ca-margo oferece aos pequenos leitores a possibilidade de entrar em contato com a poesia sem ranço e sem complicações. Dilan diz que a motivação deste livro, publicado originalmente no início dos anos 80 pela Mercado Aberto, foi sua experiência como pai, que lhe inspirou a escrever poesias para crianças. “Esse tipo de poesia permite maior simplicidade e liberdade. O jogo de rimas é divertido, pois é um trabalho de linguagem que sempre busca o lúdico, o jogo de palavras criativo, porém sem sofisticação” diz.  Vale destacar na nova edição as ilustrações de Cristina Biazetto, todas em acrílico sobre tela digitalizadas para compor o livro."
 

 

 

         * O Vampiro Argemiro, Ed.Projeto.PoA/RS -1993

                     www.editoraprojeto.com.br 

PRÊMIO HENRIQUE BERTASO DA CÂMARA RIO GRANDENSE DO LIVRO

 

DICAS PARA ATIVIDADES

Para Pensar
-o que é um “absurdo”? pensar em exemplos.

Para Fazer
-procurar o vampiro na ilustração do primeiro poema;
-reler os dois poemas do Argemiro (primeiro e o último) e criar uma narrativa que contemple os dois episódios citados nos poemas e outros vividos pelo personagem;
-apontar os absurdos que o autor nos apresenta em alguns poemas;
-criar outros poemas que contemplem outros absurdos (do cotidiano ou da imaginação).

Para Descobrir
-pesquisar na Biblioteca outros livros que tenham como personagem um vampiro e comparar como ele aparece em diferentes histórias.
 
 

 

 

       

       * Bamboletras.Ed.Projeto, PoA/RS -1998 

              www.editoraprojeto.com.br 

Para Pensar
-observar apenas as ilustrações: que histórias são contadas?

Para Fazer
-representação dos poemas em diferentes modos (desenhos, pinturas, modelagens, dramatizações);
-o professor lê oralmente um poema e as crianças desenham. Depois observam e comparam com a ilustração no livro;
(Variação: o professor amplia as tiras de alguns poemas e mostra aos alunos sem fazer a leitura do poema, pedindo que escrevam um poema. Depois lêem o poema e comparam as idéias que surgiram.)

Para Descobrir
- pesquisar a biografia de Cervantes e Cecília Meireles, autores que são referidos em alguns poemas;
-propor a leitura socializada .

       * A Galera Tagarela. Ed.UFPF/RS-2003/ESGOTADO (em brve reedição)

 

exemplares disponíveis com a Editora Cassol.

       www.editoracassol.com.br

 

 

 

   * Poesia Fora da Estante -  Antologia de poesia infantil.

                       www.editoraprojeto.com.br 

 Organizadoras: Cissa Jacoby, Simone Assunção, Vera Aguiar - Ed.Projeto, PoA/RS -1995 

 

 

  * Balaio de Idéas - Ed.Projeto, PoA/RS - 2007

                  www.editoraprojeto.com.br 

  


              Teatro

 

• A Casa da Suplicação

• A Oitava Praga

  A FAMÍLIA LIVRO- Editora Cassol - 2015


Para entrar nessa família?
Só precisa ter a mente aberta
que LER é uma maravilha.

É o leitor quem tem a chave
da casa dessa família
e a posta só ele abre.

O livro se torna ave
as páginas são suas asas
nelas o leitor viaja.

 

CHE PIÁ: O RIO GRANDE DOS PEQUERRUCHOS - Editora Cassol-2016

QUERÊNCIA

Querência nasce com a gente
lugar que se ama e quer
uma falta que se sente
onde a alma estiver.

Gaúcho sabe dizer
onde fica sua querência
é um modo de se viver
sem perder a sua essência.

 

 

 Poesia

 

Em mãos III 
L&PM Editores - PoA/RS .2012

Em mãos III é o reencontro do grupo Vereda. Além dos seis participantes iniciais, César Pereira, Dilan Camargo, Humberto Zanatta, José Eduardo Degrazia, Selvino Heck e Umberto Guaspari Sudbrack, esta coletânea inclui dois outros poetas, Paulo Roberto do Carmo e Tarso Genro. Mais de trinta anos se passaram desde a primeira antologia. Entretanto, o grupo – que surgiu em plena ditadura militar – continua apregoando a poesia como liberdade – de ideias, de sentimentos e da palavra.

 

*Coletânea da Poesia Gaúcha do RS - Organizador Ed.Assembléia Legislativa do Estado.PoA/RS-2005

 

 

*Antologia do Sul-Poetas Contemporâneos do RS  Organizador - Ed.Assembléia Legislativa do estado.PoA/RS -2001

 

 *A fala de Adão

 

Um homem fala a uma mulher

 

Um falar poético contemporâneo que as mulheres gostariam de ouvir do homem que amam. Caminho de auto-conhecimento masculino, inspiração e aspiração para uma nova fala. Uma jornada interior, às vezes perplexa, mas reveladora, no interior do gênero masculino.A necessária transformação do homem-Adão para o encontro com a mulher-Eva.Do mundo masculino limitado para um caminho de aprendizado em que o velho homem se desconstrói para se recriar diante de uma nova mulher.Um livro de poemas, com humor e sensibilidade, que conjuga qualidade literária e emoção humanizada. Para ser lido e vivido a dois.

Apresentação Tania Carvalhal eMoacyr Scliar

Ed.Mercado Aberto.PoA,/RS-2000

 

 

 

*O tempo começa no coração - Antologia. Organizador. Ed.Uniprom & Inst.Fernando Pessoa. PoA/RS-1999

 

 

 

*Poesia e Cidade - Antologia.Organizador.Ed.Associação Gaúcha de Escritores & Pref.Municipal de PoA/RS-1997

 

 

 

* Eu pessoa pessoa eu-antologia I e II. Organizador.Ed.Instituto Fernando Pessoa.PoA/RS-1996/1997

 

 

*Rebanho de Pedras- Pref.Municipal PoA/RS-1990 
Sopro nos Poros-Ed.Tchê.PoA/RS-1985
*Na mesma Voz- Ed.Palmares.Santa Maria/RS-1981
* Em mãos - antologia de poesia-Ed.Lume.PoA/RS

               

Todos os direitos reservados a Dilan Camargo

Livros

Trabalhos

Mais uma vez o BrincRIar
foi selecionado para o PNBE!



mais livros